Apresentação

O EntreVistas é um blog de informação e entretenimento.
Abordamos de forma bem disposta e critica temas essencialmente relacionados com o desporto.
Estamos abertos a todos os que queiram contribuir para este projecto!

Envie sugestões para
e.vistas09@gmail.com

Cumprimentos da administração

(Entre)Vistas - O Blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reprovado Cientificamente - Treinadores do Sporting


Treinadores do Sporting


Quando Paulo Bento ainda desesperava no banco dos leões, já se falava em novo treinador. O desenrolar do início de temporada era preocupante e o futuro tremido. O futebol da equipa não desenvolvia.

Lembro-me que entre Outubro e Novembro só mesmo o cabelo do Veloso e as chuteiras do Djaló tinham mudado! O Sporting estava estagnado. Tinha de ser tomada uma atitude, e eis que a passagem de Paulo Bento ficava por ali, mesmo com o “forever” do presidente.

O fim da era Paulo Bento afigurava para uns um alívio, para outros o fim de bom entretenimento nas conferências de imprensa. Restava apenas o website "risco-mesmo-ao-meio.com" para os fãs do técnico português.

Com a saída de Paulo Bento o Sporting mudou realmente: contra ao Benfica nunca mais empatou; conseguiu sim um honrado 1-4 em Alvalade, e um 2-0 (daqueles sem espinhas) na Luz. Também não nos podemos esquecer do brilhante 5-2 frente ao FC Porto para a Taça de Portugal, jogado no palco da festa do Título. Destaque ainda para muitos outros jogos em que não venceram, chegando a ter séries de 5 e 6 jogos sem saber somar três pontos. O momento era, definitivamente, o pior da época. 




O então novo treinador, responsável por esta mudança, era Carlos Carvalhal, contratado ao Marítimo. Onde, curiosamente, não ganhava à vários jogos.

Ultrapassado o período de adaptação, Carlos Carvalhal finalmente apresentava um onze com pés e cabeça! Porém, era notório que faltavam-lhe pernas para andar… Os empates e as derrotas continuavam a ser frequentes e a titularidade de Grimi e Saleiro afigurava-se como um perigo eminente para todos os adeptos hipertensos.

Por falar em tensão, surge um mediático Liedson vs Sá Pinto que dita a saída do director desportivo. Saía um antigo jogador do Sporting e entrava Costinha, trinco que brilhou no FC Porto de Mourinho. Para o presidente leonino era urgente uma gestão “à Porto” e a entrada de Costinha foi sem duvida o 1º passo.

Esta mudança parece ter motivado a equipa. Carlos Carvalhal finalmente conseguia acertar no onze. Os bons resultados começavam a aparecer e a equipa nem parecia a mesma em campo. colhidos os frutos, os adeptos de Alvalade regressavam ao estádio, e viam agora a sua equipa relativamente estável no 4º lugar.

Porém, os jornais avançam e Costinha acaba por confirmar que anda à procura de um novo treinador para 2010/2011. Algo inesperado neste momento, uma vez que Carvalhal até já conseguia articular meia dúzia de palavras nas flash-interviews. Umas semanas depois, surge então o nome de Paulo Sérgio. Paulo Sérgio!? Sim… Parece que não faz muito sentido, seria mais do mesmo. Mas Costinha, interpelado pela comunicação social, explicou que a ideia seria anunciar o técnico vimaranense ainda no decorrer desta temporada para segurar o 4º lugar. Ou seja, confirmando o actual técnico do 5º classificado como próximo treinador é ,nada mais nada menos, que jogar pelo seguro e garantir que não surja qualquer ameaça ao quarto posto vinda de Guimarães.

Sem dúvida um plano brilhante de Costinha. Para Carvalhal este plano significa, naturalmente, que tem os dias contados. Ainda assim, pode ficar relativamente descansado em relação à manutenção do tão desejado 4º lugar.
Quanto às expectativas para a próxima temporada, para já só podem ser grandes, uma vez que o Sporting vai ser comandado pelo único treinador que foi capaz de intimidar o popular “emplastro” numa entrevista pós-jogo (ver aqui incidente). Vai haver pulso firme com este novo técnico!!




Ah, antes que me esqueça, deixo já um prognóstico pessoal sobre a continuidade de Paulo Sérgio: sem dúvida que no plano de Costinha para segurar o 4º lugar, Paulo Sérgio não se vai atrever a falhar. Depois, no comando da equipa leonina da próxima época é que já não tenho tantas certezas do seu êxito. Na minha opinião, Treinadores do Sporting há muitos e como tal há que dar a oportunidade a todos, por isso não arrisco mais que uma temporada de Sporting para Paulo Sérgio.

Para rematar, alguém me ajuda a descobrir as diferenças entre Paulo Bento, Carlos Carvalhal e Paulo Sérgio? Isto de descobrir discrepâncias entre Treinadores do Sporting é bem difícil!


Rui Macedo

1 comentário:

  1. Mais do mesmo... Este Paulo Sérgio é praticamente um sósia do PB! Basta agora saber se tem pelo menos a mesma qualidade como treinador :/

    ResponderEliminar